terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Salve Sto Amaro da Purificação


A partir desta terça-feira,26, Santo Amaro da Purificação (a 71 km de Salvador) será palco de grandes shows, com o início dos festejos que marcam a Lavagem da Purificação. Segundo Rodrigo Veloso, secretário de Cultura do município, a cidade homenageará a sambista Edith do Prato, que faleceu no ano passado.

Na praça, foram montados um palco e dez camarotes, que receberão os artistas, além de um dos filhos ilustres da cidade, Caetano Veloso. Às 9h desta segunda, haverá uma novena na Igreja da Purificação e, à noite, os shows das bandas Chiclete com Banana, 5% e Coisa de Pele.

O secretário de Turismo de Santo Amaro, Jonas Lopes, disse que pelo menos 50 mil pessoas devem visitar a cidade durante o período. As festas acontecem até 2 de fevereiro, data em que haverá uma procissão. Até lá, a cidade receberá as bandas Adão Negro, Vânia Abreu, Pagodart, entre outros artistas. Já a tradicional lavagem será dia 31 de janeiro.

Anfitriã - Este ano, a anfitriã da festa, dona Canô Veloso, não participará das novenas nem da tradicional lavagem das escadarias da Igreja da Purificação, devido a um problema na perna depois de uma queda. Mas a matriarca da família Veloso assistirá à procissão na porta de casa, numa espécie de camarote, montado pela família.

“Desde os 4 anos de idade que eu vou nessa festa. Se eu puder assistir de perto, melhor”, disse dona Canô, que no mês de setembro completa 103 anos e pela primeira vez não irá assistir às novenas.

Filha de dona Canô, Clara Veloso falou que a mãe deve ouvir a novena em uma rádio local, que transmite o evento. “É a primeira que vez que ela fica sem ir. Fiquei preocupada de ela ter depressão por isso”, revela Clara.

O funcionário público Augusto César Lage, 61, nasceu e se criou em Santo Amaro. Ele conta que vai à lavagem todos os anos, festa que ele considera sagrada. “Essa lavagem é um fenômeno. Todo ano acompanho o cortejo, saio nos blocos”, afirma. Segundo ele, na sua família é tradição lavar a cabeça na porta da igreja no dia lavagem.

Fonte e Foto: A Tarde

Nenhum comentário: