quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CARNAVAL: Cuidados com a voz

O Carnasite, site no qual sou fã de carteirinha, divulgou uma notícia extremamente importante para todos nós que amamos e curtimos o Carnaval. Depois dos pés, a voz é a coisa mais relevante da folia. Por isso, o cuidado com ela é louvável. Afinal, terá que durar os 7 dias (inclusive na quarta-feira de cinzas, não é mesmo?). Então, se eu fosse vc anotava ou imprimia e levava contigo na folia, na sua mala. É uma boa pedida! Confira logo abaixo:


Quando o Carnaval chega ao fim, termina também a voz de muitos foliões. Depois de cantar e pular por toda a avenida, acompanhar as bandas preferidas e se divertir até o dia nascer, poucos conseguem chegar ao final da festa sem nenhuma rouquidão.

Para isso, o remédio é descansar. Não tem chá milagroso nem gargarejo mágico que dê jeito, e é bom saber que quem teimar em usar a voz pode criar danos mais graves. A dica é da fonoaudióloga Valéria Leal, que cuida para a voz de cantores como Margareth Menezes e Aline Rosa ficarem perfeitas durante toda a folia. "O sono é um grande aliado da voz e ajuda na recuperação", explica.

Os foliões podem se cuidar seguindo a cartilha que a especialista preparou, abaixo. Lembrando que se os sintomas de rouquidão persistirem, deve-se procurar um otorrinolaringologista.


Comidas gordurosas, energéticos com cafeína, pois ressecam as cordas vocais;
O fumo e o álcool em excesso são venenos para quem está com as cordas vocais machucadas;
Ficar nas laterais do trio-elétrico, além de sobrecarregar sua audição, trará mais abuso vocal, pois será preciso elevar a voz para conversar;
Abuso vocal na primeira hora ao acordar.

FAÇA:


Durma bem, o sono é aliado da voz e do corpo;
Aumente a hidratação durante o percurso;
Pode-se fazer nebulização com soro fisiológico para hidratar as cordas vocais;
Para higienizar a região da garganta, faça gargarejo com água morna e uma pitada de sal;
Lave as narinas com soro fisiológico antes e depois de voltar da folia. A poeira e fumaça que sai dos trios pode ser prejudicial a sua voz.

Fonte: Carnasite

Nenhum comentário: