sábado, 23 de janeiro de 2010

2010: Curso para os ambulantes

Os quatro mil ambulantes que foram licenciados para trabalhar nas ruas da capital durante o carnaval deste ano necessitarão participar do curso Ambulante Legal no Carnaval 2010, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Combate à Violência (Sesp), Sebrae e Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Ambulantes de Salvador (Sindifeira). As atividades acontecerão no teatro Casa do Comércio, localizado na avenida Tancredo Neves, em duas etapas. A primeira a partir desta segunda-feira, 25, até 29 de janeiro e a segunda de 3 a 5 de fevereiro. Cada encontro tem capacidade para atender 500 pessoas e dura apenas 5 horas, ou seja, apenas meio-turno por vendedor.

A iniciativa inédita faz parte das adequações ao Estatuto do Carnaval apresentado pela Prefeitura de Salvador. No curso, os ambulantes assistirão a palestras sobre empreendedorismo, higiene e manipulação de alimentos, direitos e deveres do ambulante, qualidade no atendimento, comida de rua e a história do carnaval.

Aqueles comerciantes que se cadastraram na Sesp deverão realizar a inscrição do curso utilizando a Central de Atendimento do Sebrae (0800-570-0800). A instituição também disponibilizou os profissionais que ministrarão o curso de qualificação para os vendedores de rua.

Além da capacitação para o carnaval de 2010, os vendedores estarão pela terceira vez usando uniformes padronizados. Segundo Mota, essa padronização permite uma agilidade maior para realizar a fiscalização dos ambulantes, entre outros benefícios. "Essa atitude promove maior segurança ao folião, pois com o número de inscrição do comerciante é possível até identificar quem foi o responsável por vender um alimento que causou infecção alimentar, por exemplo", afirmou o secretário.

Nesse uniforme consta um colete com a numeração de cada ambulante e um isopor. Todo o material será distribuído pelo Sindifeira, sem custos para os trabalhadores, momentos antes de começar a festa carnavalesca na capital baiana.

Serviço

Telefones da Sesp para mais informações: 3172-4200/4208 /4205

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: