terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Operação Pré Carnaval


A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) lançou hoje (dia 19) a Operação Pré-Carnaval 2009. O lançamento aconteceu na Casa d´Itália, no Campo Grande, e deu início às atividades voltadas para o licenciamento e fiscalização de estruturas montadas no Carmaval, como camarotes, balcões, praticáveis, tapumes e palcos.

O primeiro mutirão de fiscalização, com 40 fiscais devidamente treinados, percorreu os circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande) para a realização de vistoria. Foram verificadas as condições das calçadas, tubulações da Embasa, marquises e estruturas que já começam a ser montadas, assim como notificadas as que não têm autorização para a obra.

De acordo com o superintendente da Sucom, Cláudio Silva, o objetivo da ação é licenciar as estruturas e também fiscalizá-las para propor uma maior segurança aos foliões. "Os fiscais estão trabalhando minuciosamente nesta operação para que todas as estruturas sejam devidamente analisadas e que as pessoas circulem durante a festa sem preocupação. Caso as normas não sejam cumpridas, as empresas responsáveis vão ser notificadas e têm um prazo para regularizar a situação", disse o superintendente. As zonas de risco e estruturas comprometidas receberam notificação e no prazo de 12 horas devem normalizar a situação perante o órgão.

Camarotes

Quanto aos camarotes (na foto o camarote do Planeta Othon), apenas duas estruturas já possuem o termo de pré-licenciamento para a construção, o Nana Banana e Reino da Folia. Outras sete empresas já deram entrada com os documentos necessários para o início das obras e aguardam autorização. No total, 41 camarotes devem obter o alvará de construção até a data do evento, sendo 28 no Circuito Dodô e 13 no Osmar. Uma das novidades deste ano é a apresentação dos projetos de acessibilidade e coleta seletiva de lixo para obter a autorização para funcionamento dos camarotes.

Outros dois mutirões de fiscalização vão ocorrer nos dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro, quando mais estruturas estiverem sendo montadas, para a devida vistoria. Entre os dias 2 e 14 de fevereiro a Sucom inicia o mutirão de licenciamento de bares e balcões. A autarquia disponibilizará uma estrutura de atendimento no Parque da Cidade (Itaigara), com funcionamento entre 9 e 17 horas, para agilizar o serviço e descentralizar o atendimento da sede do órgão.


Fonte: Portal Salvador

Nenhum comentário: