terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Aliás...



Não sei se você vive numa cidade grande, porque nelas tem opção de se comer acarajé em alguns bares/restaurantes por aí, mas tem uma boa receita de acarajé (na foto o da Dinha). Aproveite e faça e diminua um pouco a ansiedade até chegar a Salvador.


Receita de Acarajé

Ingredientes: 500 g de feijão fradinho; 500 g de cebola; sal, a gosto; 1 cebola pequena, com casca; óleo e azeite de dendê para fritar; molho de camarão: 150 gr de camarão seco, 1 cebola, sal e azeite de dendê; pimenta a gosto.

Preparo: Bata os feijões num processador, por alguns segundos, o suficiente para quebrar os grãos. Coloque num recipiente e cubra com água; deixando de molho por 12 a 15 horas. Retire as cascas que se desprendem dos feijões e lave em água corrente. Retire o restante das cascas e o olhinho preto dos feijões, o máximo possível. Reserve. Descasque as cebolas e corte em pedaços. Reserve. Coloque o feijão e a cebola no processador e bata por cerca de 3 minutos, até obter uma massa lisa e uniforme. Retire e coloque numa panela grande e funda. Bata, bastante, a massa com uma colher de pau, para fermentar e dobrar o volume. Coloque o óleo e o dendê numa frigideira média; coloque dentro a cebola com casca e leve ao fogo alto para esquentar. Modele os acarajés com duas colheres, passando de uma colher para outra, até formar o bolinho. Frite por cerca de 3 minutos, de cada lado, até que os bolinhos fiquem dourados, com a cor do dendê. Coloque sobre papel manteiga ou outro papel absorver o excesso do óleo. Corte os acarajés ao meio, sem separar as duas metades, e recheie com uma colher de sopa de vatapá, molho de camarão e pimenta a gosto. Sirva quente.


Molho de camarão: Bata no liquidificador a cebola e um pouco de água, acrescente o camarão seco, só para misturar, sem dissolver. Leve ao fogo e, quando secar, acrescente o dendê.


Créditos:Portal do Rio Vermelho- bairro que tem o famoso (e bom!) Acarajé da Dinha.

Nenhum comentário: