segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Carnaval reforça tradição baiana


Tambores, agogôs, atabaques e berimbaus são os instrumentos que fazem com que o Coração do Mundo bata sempre na capital baiana todos os anos durante o Carnaval, que, neste 2009, fará uma homenagem aos blocos de afoxés, em especial aos 60 anos do Filhos de Gandhy (foto). Para o presidente do bloco, Agnaldo Silva, a iniciativa da Prefeitura é uma forma de reforçar a tradição baiana. "Quero parabenizar ao prefeito João Henrique e à organização do Carnaval pela homenagem que é uma forma de valorizar a identidade baiana durante a festa".
Silva também comenta que o prefeito foi muito feliz em modificar o horário do desfile dos blocos afro e afoxés. "Com essa medida, o prefeito está deixando vivas as raízes do Carnaval em conciliação com as inovações que também são importantes em nossa festa", observa o presidente do maior afoxé do mundo, segundo o Guiness Book. "Essa valorização dos blocos afro repercute o ano todo e contribui para o combate ao racismo".
Nesse sentido, o presidente do Filhos de Gandhy observa que, com a criação da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), a Prefeitura institucionaliza o combate ao racismo em Salvador, cuja população negra é de 80%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Silva destaca que a criação do Observatório Racial, voltado para identificar e coibir ações de racismo durante a folia momesca, é uma das ações de grande valia e que coopera para o processo de democracia e reforça os direitos à cidadania do negro.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: