sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Samu para a Folia


Cerca de 800 profissionais trabalharão para prestar assistência médica imediata de qualidade aos foliões


As ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192-foto) estão sendo intensificadas para atender à demanda da população, durante o Carnaval, tendo sido já definidos os pontos de atendimento nos circuitos oficiais. Os 800 profissionais do órgão trabalharão para prestar assistência médica imediata de qualidade aos foliões, equipados com 30 ambulâncias, além dos 15 veículos que estarão na Região Metropolitana e um na BR-324, que atua em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Além desse contingente operacional, o Samu-192 vai instalar 13 postos nos circuitos oficiais, e vai reforçar o atendimento nos bairros de Itapuã, Pituaçu, Pau da Lima, Cajazeiras e Liberdade, onde também haverá a festa do Momo. Duas Unidades de Atendimento Odontológico (UAO) funcionarão durante 24 horas. "Cerca de 90% dos casos são resolvidos no próprio circuito. Isso desafoga a rede hospitalar", pontua o coordenador do Samu, Ivan Paiva.

A equipe ainda aguarda mais 11 veículos que já foram liberados pelo Ministério da Saúde e devem chegar a Salvador nos próximos dias. "Além dessa frota, durante o Carnaval teremos outras ambulâncias extra. No período da folia, ficaremos com no mínimo 50 veículos para atender à demanda. Sempre evitando a superlotação nos hospitais", salientou Paiva.

O coordenador ressalta que as ações do Samu começaram a ser intensificadas com a chegada do Verão e a realização das festas populares na capital baiana. Nestas comemorações, o serviço já disponibilizou dois ônibus e dois micro-ônibus para o atendimento imediato. "Reduzimos uma média de R$ 30 mil que eram gastos com a instalação dos módulos nestes locais", destacou. Com a ação, o Samu contribui para desafogar o contingente de pessoas que procuram os hospitais da cidade durante estes eventos. "Na festa da Conceição da Praia, por exemplo, o número de transferências foi mínimo", destaca Paiva.

Durante os festejos do Senhor do Bonfim, além dos veículos, foram instalados dois módulos para atendimento. "Trabalhamos com o novo modelo de atuação e com as ambulâncias", informou Paiva. Segundo ele, a aceitação está sendo muito boa: "A transferência acontece apenas quando o paciente realmente precisa de um suporte maior para o atendimento".

O Samu-192 alerta à população para o atendimento que deve ser feito apenas em situações de urgências e emergências, que impliquem na qualidade da sua saúde. "Recebemos mais de mil solicitações por dia", alerta Paiva. Antes do atendimento. a pessoa passa pela triagem, feita por um médico, ocasião em que deve fornecer todas as informações para que possam ser feitas as orientações adequadas. "Muitas pessoas utilizam o Samu como transporte para o hospital, o que pode prejudicar o atendimento de outra pessoa que realmente esteja numa situação de emergência", reforça Paiva.


Pontos de atendimento Circuito Osmar (Campo Grande):

Terreiro de Jesus
Ladeira da Montanha
Piedade
Politeama
Aflitos
Teatro Castro Alves

Circuito Dodô (Barra/Ondina):
Forte Santa Maria
Farol da Barra
Shopping Barra
Clube Espanhol
Sabino Silva
Campus da UFBa
Adhemar de Barros

Unidades de Atendimento Odontológico:

Dique do Tororó
Liberdade

Fonte: Secom

Nenhum comentário: