quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

2010: Cidade receberá 500 mil turistas


Salvador receberá este ano cerca de 500 mil turistas durante o Carnaval, com um aumento de 20% em relação ao ano passado. Só em oito navios que tem passagem pela capital baiana nos dias da maior festa popular do mundo são aguardados 25 mil turistas. O presidente da Salvador Turismo – Saltur, Cláudio Tinoco, informa que um esquema especial para atender os visitantes está sendo montando em pontos de receptivo no Aeroporto, Rodoviária e também no Porto. Agentes da Saltur ainda marcarão presença em todos os três circuitos da festa, levando orientação e informações para os visitantes
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal são considerados como os principais emissores de turistas para Salvador, que também recebe um grande número de foliões dos estados nordestinos. Do exterior, Estados Unidos, Itália, Argentina, Portugal, Espanha e França são os maiores emissores. Durante o Carnaval, o fluxo de turistas para a capital baiana representa mais de 80% das pessoas que chegam na cidade no mês de fevereiro. Para atender a essa demanda, somente a companhia aérea TAM colocará sete voos extras de Belo Horizonte para Salvador.
O setor hoteleiro também comemora e o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador (Sindihotéis), informa que os meios de hospedagens terão ocupação máxima durante o período momesco. De acordo com o presidente do Sindihotéis, Sílvio Pessoa, os hotéis localizados no circuito do Carnaval já estão com 100% dos leitos reservados para a maior festa de rua do mundo, assegurando que o desempenho da hotelaria este ano será bem superior ao de 2009.
Destino preferido
A capital baiana experimenta neste verão um bom momento para o turismo. Recente pesquisa do Ministério do Turismo/Vox Populi mostra que a Bahia (Salvador à frente) aparece como o destino preferido do brasileiro. Em reportagem do jornal The New York Times, o estado foi apontado como um dos 31 destinos do mundo a serem visitados em 2010. O Carnaval tem sido o grande cartão de visitas da cidade que este ano elegeu os 60 anos do trio elétrico como tema do Carnaval.
A escolha pela internet, como votos de internautas de dez países, dos 7 Pontos Mágicos de Salvador – Barra, Contorno/Comércio, Baia de Todos os Santos; Bonfim/Ribeira, Centro Histórico, Itapuã e Dique do Tororó – também ajudou a divulgar o destino Salvador. Atualmente, a Prefeitura realiza obras de melhorias e requalificação desses pontos, visando oferecer uma cidade mais atrativa para os visitantes. Durante o ano, a Saltur e a Gol Linhas Aéreas trouxeram 117 agentes de viagem de todo o Brasil e do Mercosus, oferecendo-lhes um cardápio variado da cidade, inclusive novas possibilidades de roteiros turísticos.

Fonte: Saltur

Nenhum comentário: