domingo, 8 de fevereiro de 2009

Novidades pro Carnaval

Saiu no site da Emtursa, entidade responsável pelo carnaval de Salvador, algumas novidades que acontecerão na folia, que tem seu início daqui a onze dias. Estas tem por objetivo principal de guiar o folião de primeira ou décima quarta viagem. Coloco aqui as mais importantes. Imprima:


Festa nos bairros
Em 2009 o subúrbio de Periperi foi escolhido para sediar a abertura oficial da maior festa popular do planeta, com a entrega da Chave da cidade ao Rei Momo dia 19 de fevereiro, às 20h. A festa contará com a presença do prefeito João Henrique e outras autoridades, além do Rei Momo Gerônimo que promete tocar e cantar para o público. A folia nos bairros ganha, a cada ano, a inclusão de mais localidades. Além de Periperi, a Prefeitura organiza Carnaval em Cajazeiras, Pau da Lima, Itapuã, Liberdade e Plataforma. Outra novidade será a colocação de arquibancadas para o público em Cajazeiras e Periperi. Em Piatã, será instalado o Palco do Rock.

Espaço Infantil
De modo a garantir mais conforto e segurança para pais e filhos, o Espaço Infantil muda do Passeio Público para a Praça das Artes no Pelourinho, com muitas atrações musicais e brincadeiras para os pequenos.

Integração dos circuitos
No carnaval 2008 acontecerá a junção de áreas de animação dos blocos de raízes culturais, que fazem parte do carnaval denominado de “Ouro Negro”. Agora eles começarão o desfile no bairro do Taboão e passarão animando os foliões do Pelourinho, Alfredo de Brito e Terreiro de Jesus.

Ampliação dos portais
Localizados em pontos estratégicos, os portais concentrarão órgãos de serviços essenciais para o folião se informar sobre tudo o que acontece no Carnaval. O foco será o turismo, além de informações sobre táxi e ônibus. Está assegurada a presença da Secretaria Estadual de Turismo, das Ouvidorias da Prefeitura e da Polícia Militar, Observatório Racial, Getáxi, dentre outros. Recepcionistas bilíngues farão o atendimento. Os portais estarão localizados na Avenida Centenário (Shopping Barra); Ondina (Rua Ademar de Barros); Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gantóis); Praça Cayru; e no Porto da Barra.

Caminhos da folia
O folião terá diversas rotas de melhor acesso aos circuitos da festa. São ruas melhor preparadas, garantindo total conforto para quem chega ou sai da folia. Haverá também pontos de abordagem da Polícia Militar, um reforço a mais para a segurança dos foliões.

Arquibancada
Como nos anos anteriores, os foliões poderão contar com as arquibancadas populares nos dois circuitos. Cobertas e com vista privilegiada. A novidade agora é que haverá arquibancadas para o povo em Cajazeiras e Periperi.

Proteção ao menor
Em parceria com o Cedeca, Ministério Público e diversos órgão públicos, a Saltur se engaja nas campanhas contra a exploração do trabalho infantil no Carnaval. Além disso, combate a venda de bebidas alcoólicas para menores e a exploração sexual infanto-juvenil.

Fonte: Saltur

Nenhum comentário: