quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cuidado: cartões de crédito clonados aumentam nesta época.

A compra de abadás com cartões de crédito clonados é o delito de maior ocorrência nesta época do ano, de acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Dreof), Márcio Alan Assunção. “No período do verão, os estelionatários utilizam os clones para curtir. Compram abadás, gastam com hospedagens e até mesmo com passagens aéreas”, diz.
Segundo o delegado Assunção, a maioria das vítimas não registra queixa. Portanto, o cidadão deve estar atento ao uso do cartão de crédito, procurando sempre os sites oficiais de venda e evitando fazer compras em lan houses e máquinas de empresas que trabalham em rede, pois o número do cartão pode ficar gravado. O delegado afirma, contudo, não ter registro de ocorrência de casos de abadás falsos.
Cambistas – A expectativa de aumento da ocupação hoteleira em 10% e o registro de aumento das vendas de abadás (até 15%) no Carnaval de Salvador incentivam a ação de cambistas, que também apostam na folia. A partir da semana que antecede o Carnaval, o Aeroclube costuma ser habitado pelos vendedores informais e por foliões tentando encontrar algo mais em conta. Quem vende no mercado informal afirma ser lícito, mas nem sempre o produto é confiável. Ricardo, 33 anos, trabalha como cambista há 15 anos. Ele afirma ter comprado os abadás logo no início das vendas. “O produto é garantido já que esse é o meu trabalho. Quando não dá certo o investimento, o prejuízo é meu”, defende.
Ano passado, Ricardo disse ter tido prejuízo de R$ 12 mil, mas isso não o desanima. Ele já investiu R$ 10 mil para o Carnaval deste ano. “É um mercado de risco, temos que contar também com a sorte”. Ricardo trabalha em sociedade com outros colegas e, a partir do dia 15, começa a ir às ruas atrás de clientes.
Fonte: A Tarde
Nota: Sinal amarelo de atenção para os cartões clonados e também para os cambistas. Não é todo mundo que é bonzinho, não...

Nenhum comentário: