quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lula inaugura obra inacabada


O Sistema Viário Dois de Julho (foto) foi inaugurado nesta segunda-feira, 15, mas não está totalmente pronto. Operários trabalham no local, postes de iluminação estão sem energia e três vias ainda estavam interditadas na manhã desta terça, 16: retorno do Aeroporto para Salvador, viaduto que dá acesso a BA-526 e pista que liga São Cristóvão a Lauro de Freitas.

Além da pista ainda bloqueada, operários trabalham no Sistema Viário, dando sinal de que a obra não está totalmente finalizada. De acordo com Maurício Pinheiro, agente de trânsito da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), que fazia a fiscalização nesta manhã no local, algumas placas de sinalização ainda serão instaladas.
A assessoria do Derba informou que técnicos do órgão fazem uma varredura no local para reajuste, verificando se a sinalização está correta, se placas devem ser retiradas ou remanejadas.
Os postes de iluminação também estão sem energia. De acordo com a assessoria do Derba, a Coelba não conseguiu atender a demanda a tempo da inauguração, mas a iluminação já deveria estar funcionando.
A Coelba informou, através da assessoria de imprensa, que equipes da empresa tiveram dificuldades em finalizar a ligação de energia no Sistema Viário por falta de Padrão de Entrada de Energia, que é um conjunto de instalação indispensável para o serviço. De acordo com a Coelba, falta o Derba concluir a instalação de um Padrão de Entrada e das luminárias de iluminação pública.
Melhorias - Apesar destas deficiências, o Sistema Viário desafogou o tráfego na região. “Eu sempre pegava engarrafamento aqui, agora não, o trânsito está bom”, diz o comerciante Lielton Freitas.
O agente de trânsito, que monitora o tráfego na região há um ano, disse que antes das mudanças, às 7 horas o trânsito estaria engarrafado, o que não aconteceu nesta manhã. “Antes havia dois gargalos. Um na rotatória para quem iria para o Aeroporto, que acabava encontrando os carros que vinham de São Cristóvão e outro no retorno próximo a Itinga. Agora o trânsito deve ficar livre para quem segue para o Aeroporto”, diz Maurício Pinheiro.
Às 7h30, o agente previa que o trânsito entre 8 e 8h30 ficaria lento na pista entre Salvador e Lauro de Freitas. “A via do Sistema Viário tem quatro pistas e na entrada de Lauro de Freitas estreita para três. Isso cria um gargalo e deixa o trânsito lento”, explica. A previsão de Maurício Pinheiro foi confirmada às 8h20, quando o tráfego começou a ficar lento, mas fluindo.


Serviço: Confira aqui a maquete eletrônica (as rotas) do sistema viário

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: