segunda-feira, 13 de abril de 2009

Olodum comemora dia 25


O bloco Olodum, que vai comemorar seus 30 anos no dia 25 (o grupo foi fundado em 1979) com uma grande festa no Pelourinho, já definiu o tema para desfilar no Carnaval de 2010: Índia, Brasil, África do Sul - A terceira visão. A informação é do presidente João Jorge Rodrigues, empenhado na realização da festa - que promete ser grandiosa - batizada de 30 Anos de samba, reggae e cidadania.

O bloco afro Olodum, fundado em 25 de abril de 1979, é uma associação sem fins lucrativos que, além do desfile no Carnaval, desenvolve ações culturais e educacionais que beneficiam a comunidade remanescente do Maciel/Pelourinho, assim como pessoas de outros estados e países que os visitam.

Olodum é uma palavra de origem iorubá que no candomblé significa “deus dos deuses” ou “deus maior”. Na área cultural, o Olodum realiza ensaios semanalmente, promove festivais de músicas, eventos culturais, seminários e palestras, além de publicar livros, jornais e manter um amplo programa de educação através da Escola Olodum. Essas atividades visam valorizar e fortalecer a cultura de matriz africana.

Fonte: Marrom

Nenhum comentário: