quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Off: Daniela no alto do pódio


“O Canto da Cidade”, da rainha Daniela Mercury, lidera uma enquete realizada pelo portal Folha Online, sobre os mais importantes lançamentos da música brasileira entre 1990 a 1999.

O disco, lançado em 1992, está na frente de Circulado (Caetano Veloso); Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão (Marisa Monte); Cássia Eller; Da Lama ao Caos (Chico Science e Nação Zumbi; Calango (Skank); Bebedosamba (Paulinho da Viola); Zeca Pagodinho; Sobrevivente do Inferno (Racionais MC e Suíte Leopoldina (Guinga).

Música lançada no disco “O canto da cidade”, cujas vendas alcançaram mais de um milhão de cópias marcando definitivamente Daniela Mercury como grande artista dos anos 90. A cantora e compositora, nascida em Salvador, começou a se dedicar ao canto aos 13 anos, seguindo uma brilhante carreira profissional com diversos sucessos.

Foi integrante da banda "Cheiro de Amor" de Gilberto Gil. Como artista solo, seu primeiro disco "Swing da cor" lançou seu nome no mercado e nas paradas de sucesso; em 1994 seu disco "Música de rua" onde suas composições " Alegria ocidental" e "Tem amor" ambas com Liminha alcançou 500 mil cópias; em 1996 lançou o disco "Feijão com arroz" destacando-se a faixa "À primeira vista" de Chico César; em 1997 participou da coletânea "Tropicália 30 anos" com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Gal Costa, Asa de Águia, Armandinho, Pepeu Gomes e outros tendo interpretado "Alegria, alegria" de Caetano Veloso. Em 1999 fundou o trio elétrico Trio Techno que em todo carnaval percorre o trajeto Barra/Ondina arrastando multidões.

Artista com alto grau de profissionalismo, tem sabido conviver com suas facetas de cantora, compositora e empresária e já vendeu mais de 11 milhões de discos.

Fonte: Pida!

Nenhum comentário: