quarta-feira, 27 de agosto de 2008

OFF: Porto da Barra


Desde quando o prefeito de Salvador decidiu fazer uma reforma polêmica no Porto da Barra, instaurou-se uma polêmica em Salvador. Na discussão participam: a população baiana x Caetano Veloso x o prefeito de Salvador (João Henrique).

Em julho, a Prefeitura iniciou as obras de revitalização do Porto da Barra. Duas medidas radicais: arrancar seis amendoeiras e substituir o tapete de pedras portuguesas por granito liso e concreto. Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, o projeto foi analisado e aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na ocasião, Caetano, que estava voltando de uma turnê da Europa, ficou estarrecido com a aprovação do projeto. Então, o Ministério Público decidiu fazer uma enquete entre a população para avaliar o grau de satisfação da mesma quanto ao projeto. O resultado provocou perplexidade: 62,99% concordam com a retirada das pedras portuguesas. Somente 37,01% consideram a reforma no calçadão uma ameaça negativa ao conjunto monumental da Barra, que incluiu dois fortes tombados pelo patrimônio histórico - Santa Maria e São Diogo. Os críticos das pedras portuguesas (maltratadas) apontam problemas para a locomoção de idosos, crianças e deficientes.

Sendo assim, o cantor escreveu uma carta refutando o apoio da população à reforma. Segue abaixo um trecho:

- ...o (prefeito) de Salvador - que já tem um projeto absurdo, inacabado, de construir barracas de alvenaria na areia das praias da orla (o que é evidentemente uma construção de favela e tapa a visão do mar) - é suficientemente tolo a ponto de investir nessa intervenção no Porto. Mas essa é uma tolice que traz conseqüências sérias e más.


E aí? O que você acha disso? Defende a manutenção das pedras portuguesas ou a retirada total das pedras? Comente

Nenhum comentário: