quinta-feira, 6 de agosto de 2009

On: Pelô vai diminuir seus ambulantes


Dos 165 ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), apenas 80 continuarão atuando no Pelourinho, e são remanescentes de um grupo que chegou a mais de 300. A ação faz parte do plano de revitalização do local, cujo anúncio motivou um almoço, nesta quarta, 05, no Restaurante Coliseu, situado no Terreiro de Jesus, reunindo o prefeito João Henrique, o vice-prefeito, Edvaldo Britto, e o secretariado municipal.
“Os 165 são aqueles que têm situação regular, mas sabemos que o local comporta apenas 80. Então vamos usar o critério de manter aqueles que são moradores da área”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota.
Uma das queixas mais frequentes em relação à área é o espaço tomado pelos ambulantes nas calçadas e o assédio excessivo aos visitantes. O comércio ambulante no local, segundo o secretário, envolve, principalmente, estética (penteados afro), venda de berimbaus, lembranças turísticas e bebidas.
As outras ações são investimentos em iluminação pública, segurança (100 guardas municipais participarão de patrulhas no local, divididos em dois grupos), e limpeza pública. Uma subprefeitura foi inaugurada no Centro Histórico, mas o titular para o novo órgão não foi divulgado.
[...]
A baiana de acarajé Miraci Marinho, que afirma trabalhar num ponto ao lado da Catedral Basílica há mais de 15 anos, diz que a medida trará benefício ao local. “Os turistas são assediados por pedintes, ladrões e usuários de drogas, que, muitas vezes, ficam disfarçados de vendedores de souvenir”, denuncia a baiana, acrescentando: ”Estes, sim, deveriam ser retirados”.
Fonte: A Tarde
N.B: Eh pra ficar de olho.

Nenhum comentário: